Nota de Esclarecimento a respeito de risco de câncer e BRA

11 de março de 2022 às 9:49

A Sociedade Brasileira de Hipertensão, que agrega especialistas em hipertensão de diferentes áreas, vem prestar esclarecimento aos profissionais de saúde e ao público em geral, frente as divulgações recentes sobre a retirada de lotes dos medicamentos que contém o princípio ativo losartana, utilizado principalmente para o tratamento da hipertensão, que suscitou dúvidas sobre a relação desta classe de medicamentos com o risco de desenvolver câncer.

Em recente publicação (março de 2022) por Sipahi I., o risco de câncer associado com o uso dos bloqueadores do receptor da angiotensina I (BRA), conhecidos como sartanas, voltou a ganhar destaque.

Nesse estudo, o autor avaliou a relação entre a exposição aos medicamentos da classe e o risco de câncer, em pacientes acompanhados em grandes estudos clínicos. Em função da base de dados utilizada, o BRA mais encontrado nos estudos foi a telmisartana, seguida por candesartana e por fim a losartana. Entretanto, não foram considerados como fatores adicionais ou confundidores a idade, sexo e histórico de tabagismo. Após uma exaustiva e sofisticada metodologia de análise, o autor conclui que não é possível determinar se o mecanismo que leva ao maior risco de câncer está relacionado às impurezas com potencial carcinogênico identificadas em alguns produtos que contêm as sartanas ou não.

Cabe frisar que não é o sal (sartana) em si que causa o risco de câncer, mas a formação de compostos com potencial cancerígeno, como as nitrosaminas e azidos.

As nitrosaminas podem ser encontradas na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais, além de terem sido encontrados em medicações como os BRAs, nizatidina, ranitidina e metformina. Além disso, as nitrosaminas foram encontradas no material de embalagem contendo nitrocelulose (cartelas), ou podem ser originadas por uma mudança decorrente do acondicionamento das medicações em temperaturas mais elevadas do que as recomendadas na bula.

Desta forma, o cuidado a ser tomado, inclusive mencionado no Guia sobre o Controle de Nitrosaminas em Insumos Farmacêuticos Ativos e Medicamentos, Guia 50/2021 da ANVISA, é o acompanhamento dos lotes com potencialmente quantidades acima dos limites permitidos de nitrosaminas, e sua subsequente retirada do mercado como ocorreu recentemente com alguns produtos.

Não há recomendação formal para suspender o tratamento com os BRAs (sartanas), visto que o não tratamento da doença para a qual a medicação está sendo indicada representa um risco muito maior para a saúde.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO