Podcast Hipertensão

Ação para o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial traz mensagens em formato de podcast de profissionais de diferentes áreas da saúde.

Uma parceria da Sociedade Brasileira de Hipertensão com a UNESP.

Você sabe o que é pressão alta, suas causas e efeitos?

05 de maio de 2021

Evandro José Cesarino, médico cardiologista, professor do Departamento de Análises Clínicas Toxicológicas e Bromatologicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto, diretor científico da área médica da Sociedade Brasileira de Hipertensão e participante do Podcast Unesp, esclarece o que é pressão alta, suas respectivas causas e efeitos. Esta série de orientações é supervisionada por médicos especialistas e responsáveis pela divulgação dos conteúdos.

Nutricionista esclarece dúvidas sobre os impactos da redução e ingestão de sódio na pressão arterial   

05 de maio de 2021

Ana Luise Duenhas Berger, professora de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes, membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de hipertensão e participante do Podcast Unesp, esclarece dúvidas sobre os impactos da redução e ingestão de sódio na alteração da pressão arterial.

Professor de Educação Física sinaliza exemplos para manter as atividades em casa durante a pandemia de Covid-19   

04 de maio de 2021

Leandro Campos de Brito, professor de educação física, pós-doutorando na Escola de Educação Física e esporte da USP, membro do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de hipertensão e participante do Podcast Unesp, sinaliza exemplos de exercícios físicos adequados para manter as atividades durante a pandemia de Covid-19.

Especialista em farmácia hospitalar destaca a importância de saber informações sobre interações entre medicamentos  

03 de maio de 2021

Mariana Cappelleti Galante, farmacêutica, coordenadora de Farmácia Clinica InCor, especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica HCFMUSP e participante do Podcast Unesp, destaca a importância de saber as informações sobre interações entre medicamentos.

Especialista em enfermagem orienta a forma correta de medir a pressão arterial  

30 de abril de 2021

Renata Gomes Sanches Verardino, enfermeira especializada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Prevenção e Terapêutica Cardiovascular – InCor – HCFMUSP e participante do Podcast Unesp, orienta como realizar a medição correta da pressão arterial.

Psicóloga relata de que forma o estresse pode alterar a pressão arterial

29 de abril de 2021

Priscila Maria Gabos, psicóloga do HCor, especialista em psicologia hospitalar pelo InCor, doutoranda em cardiologia pela FMUSP e participante do Podcast Unesp, relata de que forma o estresse pode afetar a pressão arterial.

Médico cardiologista sinaliza os impactos da hipertensão no Brasil e no mundo

28 de abril de 2021

Evandro José Cesarino, médico cardiologista, professor do Departamento de Análises Clínicas Toxicológicas e Bromatologicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto, diretor científico da área médica da Sociedade Brasileira de Hipertensão e participante do Podcast Unesp, sinaliza os impactos da pressão alta no Brasil e no mundo.

Nutricionista alerta sobre os cuidados no consumo de café e bebida alcóolica em relação à pressão arterial

27 de abril de 2021

Márcia Maria Godoy Gowdak, nutricionista responsável pelo Programa de Educação Nutricional da Escola Vera Cruz, membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão e participante do Podcast Unesp, orienta sobre os cuidados no consumo de café e bebidas alcoólicas em relação à pressão arterial. Esta série de orientações é supervisionada por médicos especialistas e responsáveis pela divulgação dos conteúdos.

Professora da Unesp explica a importância dos exercícios físicos no controle da pressão arterial

26 de abril de 2021

Sandra Lia do Amaral Cardoso, professora associada ao Departamento de Educação Física da Unesp câmpus de Bauru e diretora científica da Área Multiprofissional da Sociedade Brasileira de Hipertensão, explica que os exercícios físicos são benéficos ao paciente hipertenso, porém, a prática não dispensa o uso correto de medicação. Esta série de orientações é supervisionada por médicos especialistas e responsáveis pela divulgação dos conteúdos.