Dois estudos revelam impacto clínico e populacional para hipertensão e doenças cardiovasculares

1 de setembro de 2021 às 15:50

Dois importantes estudos apresentados neste final de semana no Congresso Europeu de Cardiologia e publicados simultaneamente no periódico New England Journal of Medicine trazem importantes resultados de impacto clinico e populacional na área de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Os dois estudos foram realizados na China : SSaSS e STEP.

O estudo STEP avaliou o impacto do tratamento intensivo da pressão arterial (meta entre 110 e 130 mmHg) em indivíduos entre 60 e 80 anos, com hipertensão arterial (PAS entre 140 e 190 mmHg) , comparado ao tratamento padrão (meta entre 130 e 140 mmHg). O estudo incluiu quase 9000 chineses idosos e o grupo de tratamento intensivo (média de pressão sistólica no seguimento ao redor de 125 mmHg) apresentou redução significativa de eventos cardiovasculares combinados (26%) e sem aumento de eventos adversos quando comparado ao tratamento de meta padrão (média de pressão sistólica no seguimento de 135 mmHg).

O Estudo SSaSS foi um estudo populacional de 21000 chineses que apresentavam hipertensão arterial ou idade superior a 60 anos ou acidente vascular cerebral , e que foram randomizados para o uso de um substituto do sal (75% de sódio / 25% de potássio) ou manter o uso do sal comum (100% sódio). Num seguimento médio de 4.74 anos, o grupo que usou o substituto do sal apresentou taxa de AVC foi 14% mais baixa, 13% menos eventos cardiovasculares 12% menos mortes quando comparado ao grupo que usou o sal regular.

A mensagem principal destes dois estudos é que o controle rigoroso da pressão arterial e a redução da quantidade de sódio no sal de cozinha é uma estratégia de grande impacto para redução de eventos cardiovasculares, sobretudo em indivíduos idosos.

Na próxima semana estarão disponíveis no site da SBH podcasts comentados destes dois estudos.