26 de abril: Dia nacional de prevenção e combate a hipertensão arterial

27 de abril de 2020 às 11:02

Em tempos de pandemia e isolamento social não descuide de sua pressão arterial

A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, responsáveis pelas principais causas de morte em nosso país e no mundo, como o infarto e o derrame cerebral. Além disso, algumas evidências sugerem que indivíduos hipertensos, principalmente os com doenças cardiovasculares, apresentam maior risco de ter casos mais complicados do novo coronavírus.
Por isso, neste período de isolamento social e pandemia, é muito importante reforçar os cuidados com a pressão arterial.

Neste dia 26 de abril de 2020, a Sociedade Brasileira de Hipertensão chama a atenção para que todos cuidem de sua pressão arterial, principalmente neste período.

Se possuírem aparelhos de aferição de pressão em suas casas, façam as medidas regularmente e comuniquem seus médicos se houver alguma alteração. Mantenham os hábitos saudáveis de vida, como diminuir o consumo de sal, evitar o excesso de álcool, e, sobretudo, manter algum grau de atividade física, mesmo dentro de suas casas. Com o isolamento social e a preocupação com a pandemia, pode haver maior ansiedade, o que pode influenciar também a pressão arterial. Por isso, é muito importante conversar com as pessoas por meios digitais, ler um livro, assistir filmes e até técnicas de meditação e relaxamento para diminuir o estresse.

Devemos lembrar também que a presença de qualquer sinal de alerta mais grave como dor forte no peito, falta de ar intensa, perda de movimentos ou dificuldade para falar, podem significar complicações graves da hipertensão, e o paciente deve procurar um serviço de emergência.

E o mais importante de tudo, se a pessoa tem pressão alta e faz uso de medicação, não deixar de tomar os medicamentos para controlar a pressão arterial, mesmo que fique infectada com o novo coronavirus. É muito importante consultar seu médico ou serviço de saúde para esclarecer as dúvidas antes de qualquer mudança.

A SBH reforça que, além de todas as medidas para a prevenção do COVID-19, é muito importante continuar cuidando da sua pressão arterial.