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10 Passos Alimentação Saudável


Quais os 10 passos para uma alimentação saudável?

 

Sociedade Brasileira de Hipertensão, em conjunto com Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e demais entidades parceiras, estabelecem como ter uma alimentação saudável para os portadores de hipertensão arterial e diabetes


Com o intuito de estimular uma alimentação saudável, uma vez que para hipertensos a alimentação adequada faz parte do tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão discute com entidades governamentais e sociedades médicas, o melhor caminho para que o paciente possa atingir bons hábitos alimentares.

 

 

10 passos para uma alimentação saudável:

 

  1. Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em 5 a 6 refeições / dia. Não pule as refeições, assim você não ficará sem se alimentar por muito tempo e evitará comer “dobrado”.
  2. Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como os verdes escuro e amarelo.
  3. Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc).
  4. Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
  5. Consuma pouco sal de cozinha; evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa.
  6. Diminua o consumo de gordura:
  •  
    • Diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome;
    • Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (ler no rótulo).
    • De preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras.
    • Se possível, dê preferência à grelhados e cozidos no lugar das frituras
  1. Pare de fumar e modere a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas.
  2. Beba água!
  3. Mantenha um peso saudável. IMC: Peso / altura2

VALOR DO IMC

CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,5

Baixo peso

18,5 a 24,99

Normal

25 a 29,99

Sobrepeso

Maior que 30

Obesidade

 

  1. Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado que também é importante para o controle da Diabetes e Hipertensão.

 

 Participaram da elaboração do documento, o Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção à Saúde – Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes, a SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão, a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, a SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia, o CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o CONASEMS – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a FENAPHA – Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial, FENAD – Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Sociedade Brasileira de Diabetes e SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

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