Patrocínio:



Apoio:

SUS Ministério da Saúde SBN SBC DHA anad





Notícias

10 Passos Alimentação Saudável


Quais os 10 passos para uma alimentação saudável?

 

Sociedade Brasileira de Hipertensão, em conjunto com Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e demais entidades parceiras, estabelecem como ter uma alimentação saudável para os portadores de hipertensão arterial e diabetes


Com o intuito de estimular uma alimentação saudável, uma vez que para hipertensos a alimentação adequada faz parte do tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão discute com entidades governamentais e sociedades médicas, o melhor caminho para que o paciente possa atingir bons hábitos alimentares.

 

 

10 passos para uma alimentação saudável:

 

  1. Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em 5 a 6 refeições / dia. Não pule as refeições, assim você não ficará sem se alimentar por muito tempo e evitará comer “dobrado”.
  2. Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como os verdes escuro e amarelo.
  3. Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc).
  4. Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
  5. Consuma pouco sal de cozinha; evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa.
  6. Diminua o consumo de gordura:
  •  
    • Diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome;
    • Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (ler no rótulo).
    • De preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras.
    • Se possível, dê preferência à grelhados e cozidos no lugar das frituras
  1. Pare de fumar e modere a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas.
  2. Beba água!
  3. Mantenha um peso saudável. IMC: Peso / altura2

VALOR DO IMC

CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,5

Baixo peso

18,5 a 24,99

Normal

25 a 29,99

Sobrepeso

Maior que 30

Obesidade

 

  1. Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado que também é importante para o controle da Diabetes e Hipertensão.

 

 Participaram da elaboração do documento, o Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção à Saúde – Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes, a SBH – Sociedade Brasileira de Hipertensão, a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, a SBN – Sociedade Brasileira de Nefrologia, o CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o CONASEMS – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a FENAPHA – Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial, FENAD – Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Sociedade Brasileira de Diabetes e SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

indique para um amigoimprimir


Ultimas Notícias
Voltar
Acesse o site da SBH no celular





A importância de cuidar de si
Destaque
Entrevista para Rede Vida com Dr. Francisco Habermann.