CURSO DE MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL

Gestantes



O controle dos níveis pressóricos durante a gestação está estabelecido em todos os protocolos de pré-natal e deve ser realizado em todas as consultas.

A medida deve ser realizada com a paciente sentada, evitando assim a compressão da artéria abdominal e da veia cava inferior e mais ainda favorecendo a padronização das medidas, a verificação da circuferência do braço e escolha do manguito adequado e demais passos do procedimento seguem o padrão estabelecido.

A pressão sistólica é identificada no primeiro som de Korotkoff e a presão diastólica no desaparecimento do som. Em gestantes em que o silêncio não ocorre ou seja, na fase V é ausente pode-se identificar a pressão diastólica na fase IV de Korotkoff ou abafamento do som.

As gestantes costumam apresentar uma redução nos níveis pressóricos até 20°semana, esta queda por chegar até 15mmHg e está associada a importante diminuição da resistência vascular periférica. Passado este período entram em ascenção, retomando os valores pré gravídicos ao final da gravidez.