Vida saudável

Artigos

Novembro Azul

Autoras: Profa. Dra Claudia Forjaz (Departamento de Enfermagem da SBH) e Profa. Dra Grazia Guerra (Área Multidisciplinar da SBH)

Em outubro, realizou-se a Campanha do “Outubro Rosa”, que teve como propósito incentivar as mulheres a realizar o auto-exame das mamas e o exame radiológico de mamografia para a detecção e prevenção de câncer de mama. Neste mês de novembro, iniciam-se duas importantes campanhas: a do “Novembro Azul”, para a detecção do câncer de próstata através do incentivo à realização do toque retal; e a “Campanha de Detecção e Prevenção do Diabetes”.

Para esta segunda Campanha, a Associação Nacional de Assistência ao Diabético – ANAD oferece, no Colégio Madre Cabrini, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, uma campanha gratuita, que promove a realização de testes sanguíneos para a identificação do diabetes e uma série de exames e oficinas gratuitos para a conscientização do tratamento e prevenção das complicações do Diabetes. A Sociedade Brasileira de Hipertensão apoia esta Campanha que, neste ano, ocorrerá no segundo domingo do mês, dia 15 de novembro.

O diabetes mellitus e o problema de pressão alta (conhecido também como hipertensão arterial) são doenças crônicas não transmissíveis, que impõem aos seus portadores a conscientização quanto ao seguimento do tratamento medicamentoso, mudança de atitudes em relação às escolhas alimentares, realização de atividade física no dia a dia, abandono do tabaco, restrições quanto a ingestão de álcool e controle de fatores como o estresse e a ansiedade no seu cotidiano. O diabetes mellitus e a hipertensão arterial são fatores de risco para o aparecimento das doenças do aparelho circulatório, que representam um importante problema de saúde pública no Brasil. Estas doenças são a primeira causa de morte no mundo e também em nosso país. Dessa forma, campanhas de prevenção e combate a estas doenças, como a que teremos no dia 15 de novembro, podem representar uma oportunidade para a identificação de novos casos de diabetes e hipertensão, o que favorece o estabelecimento do diagnóstico precoce e o devido encaminhamento dos pacientes para as unidades básicas de saúde, o que é imprescindível para o sucesso do controle dessas doenças crônicas não transmissíveis. Entre as vantagens do acompanhamento e controle do diabetes e da hipertensão no âmbito da atenção básica à saúde estão a possibilidade de evitar o surgimento de complicações, assim como de evitar o agravamento destas ocorrências, reduzindo tanto o número de internações hospitalares quanto a mortalidade relacionada às doenças cardiovasculares.

Quanto aos sintomas do diabetes, pode-se observar o aumento do número de vezes para urinar, a sensação de sede frequente, a alteração ou embaçamento da visão, o processo de cicatrização lento ou retardado, o formigamento nas extremidades e a perda de peso. Estes são os sinais e sintomas mais freqüentes do diabetes, mas pode haver muitos indivíduos portadores do diabetes que não sentem nada e, portanto, desconhecem o fato de serem portadores da doença. Assim, as campanhas são muito importantes para o diagnóstico precoce.

Muitos indivíduos só descobrem a diabetes ou a hipertensão quando há o aparecimento das complicações dessas doenças, como no caso do aparecimento súbito da cegueira, do infarto agudo do miocárdio, do pé diabético (caracterizado por feridas no pé que não cicatrizam como conseqüência da má circulação local, que evoluem para úlceras na extremidade do pé e geralmente podem levar à amputação) ou de um acidente vascular encefálico (conhecido como derrame cerebral).

No que se refere à promoção da saúde e prevenção dos fatores de risco, a informação e a conscientização da população para a detecção precoce das doenças, ainda é a melhor estratégia para combater as complicações da hipertensão e do diabetes. Com o propósito de contribuir para a redução da morbimortalidade associada a estas doenças, o Ministério da Saúde do Brasil, as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, as Sociedades Científicas, a Federação Nacional de Associações de Diabéticos e Hipertensão e os Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde assumiram o compromisso de apoiar as iniciativas e campanhas da rede de saúde. O objetivo geral das campanhas é identificar e detectar suspeitos de diabetes por meio do teste de glicemia capilar; apoiar as secretarias municipais de saúde no cadastramento e vinculação dos portadores de diabetes à rede de serviços básicos de saúde; oferecer apoio no atendimento e acompanhamento dos pacientes e oferecer o acesso às orientações quanto o tratamento e prevenção das complicações do diabetes, incentivando a adoção de bons hábitos de vida.

Portanto não percam a campanha que será promovida pela ANAD, com o apoio da Sociedade da Brasileira de Hipertensão-SBH no dia 15 de novembro de 2015, em São Paulo, no Colégio Madre Caprini, Vila Mariana. Caso você tenha histórico de antecedentes familiares de diabetes ou conheça pessoas que apresentem sinais e sintomas de diabetes, encaminhem-nas para esta Campanha. Entretanto, se você é de outra cidade ou estado ou não puder participar da campanha no dia 15, não se preocupe, a detecção dessas doenças pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde. Procure a Unidade mais próxima de sua casa, faça os exames necessários e receba orientações e tratamento.

Cuide de sua Saúde, é o seu bem mais precioso!

Em relação à Campanha da ANAD

O evento tem como objetivo a detecção precoce do diabetes, prevenção de complicações promover a educação instrucional e encaminhamentos. As ações vão desde exames de glicemia, colesterol, hemoglobina glicada, urina 1, microalbuminúria e nefrologistas até avaliação de olhos, pés e boca, avaliação fisioterápicas, de risco cardiometabólico, avaliação nutricional e aferição de pressão arterial. A campanha contará também com palestras educativas e exposições de produtos e alimentos diet.

Aproximadamente 1.000 profissionais de cada área estarão presentes no evento, dentre eles, médicos (endocrinologistas, cardiologistas, vasculares, oftalmologistas, neurologistas e nefrologistas), enfermeiros, farmacêuticos, biomédicos, podólogos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação física e nutricionistas.

A 18ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes será das 8h às 17h, no Colégio Madre Cabrini – Rua Madre Cabrini, 36 – Vila Mariana – São Paulo SP. Mais informações no site www.anad.org.br.